A Volkswagen do Brasil está prestes a acelerar o futuro da mobilidade com o lançamento do novo motor híbrido eTSI, uma inovação desenvolvida especialmente para veículos híbridos flex e plug-in. Este movimento da montadora alemã sinaliza um investimento significativo na América Latina, com a promessa de entregar 16 novos modelos e um propulsor que redefine os padrões de eficiência e desempenho.

Embora a VW ainda não tenha confirmado oficialmente, espera-se que o motor fabricado em São Carlos seja a nova versão do 1.5 TSI europeu, que desde 2016 equipa o Golf e outros veículos do grupo na Europa. Este motor, adaptado com tecnologias exclusivas para o mercado brasileiro, é candidato a se tornar o coração dos próximos veículos da Volkswagen no país.

As variantes europeias do 1.5 TSI oferecem entre 130 cv e 177 cv, com recursos avançados como desativação de cilindros e turbos de geometria variável para uma eficiência otimizada. Além disso, o motor pode ser acoplado a sistemas híbridos-leve de 48 volts ou plug-in, ampliando seu alcance e potência, como demonstrado no Golf GTE.

Com a plataforma MQB Hybrid pronta para suportar sistemas de alta voltagem, é provável que alguns dos futuros modelos de valor agregado da VW no Brasil apresentem uma configuração plug-in. Este avanço representa um salto significativo para a indústria automotiva nacional, posicionando a Volkswagen na vanguarda da transição energética no setor.

O novo motor eTSI é esperado para substituir o atual 1.4 TSI de 150 cv com a implementação do Proconve L8 em 2025. Seus potenciais beneficiários incluem o Virtus Exclusive, T-Cross Highline, Polo GTS, Nivus em sua versão esportiva e possivelmente o Taos, que poderia se tornar o primeiro híbrido-flex da VW na América Latina.

A Volkswagen, com esse lançamento, não só reforça seu compromisso com a sustentabilidade, mas também promete elevar a experiência ao volante com uma combinação de potência, eficiência e respeito ao meio ambiente. Prepare-se para uma nova era de carros Volkswagen, mais verdes e mais inteligentes.